O Yoga como Terapia Alternativa

A história da psicologia até tempos atrás foi construída a partir da doença mental, ou seja, todas as intervenções para fenômenos psicológicos eram desenvolvidos por um olhar patológico. Porém, atualmente a psicologia está cada vez mais se empenhando em buscar maneiras e ferramentas que auxiliem no bem estar e qualidade de vida das pessoas.
Em nenhum momento da história da humanidade a busca pela integração corpo e mente se fez tão presente, como mostrado, em escala mundial, a avalanche de literatura sobre alternativas terapêuticas, buscando proporcionar melhor qualidade de vida.
A psicologia se depara com diversos tipos de sofrimentos humanos. Atualmente a maioria dos tratamentos para esses sofrimentos envolvem intervenções psicológicas e de fármacos, entretanto a ideia é de que as pessoas consigam utilizar  menos dessas ferramentas e possam ter maior autonomia e individualização de conduta.  Nesse sentido, existe uma necessidade emergente de estratégias confiáveis para essa autonomia. O yoga pode ser considerado uma terapia complementar ou um método alternativo para tratamento de alguns desses sofrimentos.
Um problema recorrente que a psicologia se depara na contemporaneidade é o excessivo estresse vivido pelas pessoas.  O mundo atual demanda uma dinâmica de vida que contribui para esse estado emocional. Alguns estudos examinaram os efeitos do yoga na ansiedade e apontaram que tal intervenção diminui consideravelmente os níveis de ansiedade e estresse. Além disso, quando o yoga é trabalhado juntamente com outras intervenções como o relaxamento, produz-se uma redução na ansiedade. Somente o yoga é capaz de melhorar significativamente diferentes domínios do estado de saúde, como a saúde mental e a função do papel emocional. Os efeitos do yoga sobre a ansiedade ocorrer devido a uma resposta de relaxamento, uma redução generalizada na excitação somática produzida por uma atividade alterada no sistema autônomo.

Fonte: iStock

“Os efeitos do yoga sobre a ansiedade ocorrer devido a uma resposta de relaxamento, uma redução generalizada na excitação somática produzida por uma atividade alterada no sistema autônomo.” Mayra Viana

Para tanto, o yoga pode ser uma intervenção bem-sucedida e com boa relação custo-benefício no tratamento dos fenômenos que a própria psicologia se depara, especialmente quando utilizado de maneira complementar, ou seja, podendo ser utilizada sozinha ou incorporada à psicoterapias tradicionais, trazendo benefícios emocionais, psicológicos e comportamentais para os pacientes.

Créditos: Lucianafariafotografia

Mayra Viana Vieira de Carvalho
Psicóloga CRP 04-46194
Email: mayraviana.v@gmail.com

Conheça nossas Meditações Guiadas

Meditação Guiada – Combate ao Estresse
R$29,90 Comprar

Se você gostou desto texto, compartilhe nas redes sociais e espalhe boas reflexões!