O que é Yoga Nidra: a busca pelo alivio da ansiedade e estresse.

Yoga nidra (Sanskrit: योग निद्रा) or yogic sleep é um estado de consciência entre estar acordado e dormindo profundamente. A melhor forma que define o Yoga Nidra é estado de consciência alcançado na prática é um estado “entre mundos”.

Nesse estado entre mundos, nossa mente relaxa profundamente, trazendo redução da ansiedade e do estresse.

A prática de meditação guiada onde o praticante é conduzido a um estado de relaxamento profundo por um grupo de palavras chaves pré-determinadas. Essa prática é muito utilizada para o gerenciamento da ansiedade e estresse em diversas partes do mundo. Nos Estados Unidos, a prática do Yoga Nidra tem sido utilizada para tratar Estresse Pós-Traumático de veteranos de guerra, alcançando resultados muito significativos.

A prática do Yoga Nidra tem seus efeitos a nível subconsciente do praticante, atuando diretamente nos traumas, medos, desejos e ansiedade.

Por isso, vários estudos clínicos tem mostrado que essa técnica pode ser uma prática complementar para pacientes que desejam melhorar sua qualidade de vida e redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Origens modernas

Origens do Yoga Nidra moderno

Existem pouquíssimos registros da prática do Yoga Nidra em textos indianos, entretanto, o Swami Satyananda Saraswati, Rishikesh, nos relata suas experiênciasenquanto vivia com seu guru, Sivananda Saraswati. Nessas experiências ele relata seu estudo do Tantra, o que o levou a construir esse sistema de relaxamento profundo que ficou muito popular entre os indianos.

Swami Satyananda nos ensina que entre o estado de vigília e sono profundo, existe uma janela, por onde podemos acessar áreas da nossa mente até então desconhecidas. Essas técnicas de Yoga Nidra foram usadas pelo Swami Satyananda em seu pupilo e sucessor, Swami Niranjanananda Saraswati durante sua infância e adolescência.

A prática em si é dividida em 8 passos

  • Internalização
  • Sankalpa (afirmação)
  • Rotação da consciência
  • Atenção a respiração
  • Manifestação dos opostos
  • Visualização criativa
  • Sankalpa (afirmação)
  • Externalização

Diferenças entre Yoga Nidra e Meditação Tradicional

Meditação

O Yoga Nidra tem como base principal de sua prática o relaxamento profundo e a Meditação Tradicional a concentração, por isso é difícil separar exatamente uma prática da outra, pois ambas utilizam a mente como ponto central de suas práticas. Talvez a forma mais didática de compreender a diferença entre elas, é ver o Yoga Nidra como uma prática que atua a níveis não conscientes da mente e a Meditação a nível consciente.

Mais uma vez, fica difícil classificar com muita clareza os limites de cada uma, pois o ser humano é integral e não podemos separá-los em caixinhas isoladas, como se uma coisa não interferisse diretamente na outra.

Em se tratando de objetivos, a Meditação Tradicional tem a intenção de parar as modulações da mente enquanto ilumina o real ser, chamado de Purush. Já o Yoga Nidra não tem essa pretensão metafísica e sim o objetivo de trazer a mente humana um relaxamento muito mais profundo, proporcionando assim um alívio no sistema nervoso e consequentemente todo o corpo.

Diferenças entre Yoga Nidra e Yoga tradicional

Mais uma vez faz-se necessário esclarecer um pouco a diferença entre Yoga Nidra e Yoga Tradicional. Seja o Hatha Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, Kundalini Yoga, entre outros, todos eles fazem usos de pranayamas, ásanas e meditação. Já o Yoga Nidra não utiliza os ásanas (posturas físicas) como forma de trazer a tranquilidade mental.

O Yoga Tradicional utiliza o corpo como instrumento para aquietar a mente, enquanto o Yoga Nidra faz uso do relaxamento e visualizações para alcançar níveis mais profundos da consciência humana. Mesmo tendo diferenças em sua metodologia, ambas as práticas podem ser vistas como complementarem e não excludentes.

O Yoga Nidra tem raízes profundas no Tantra e nos Yoga Sutras de Patanjali, como veremos mais adiante e por isso, essas duas práticas não devem ser vistas como antagônicas e sim em concordância.

A mente na visão do Yoga

A mente na filosofia do Yoga é chamada de Chitta, porém se diferencia um pouco do conceito de mente que estamos acostumados. Chitta é um produto do cérebro e está intimamente relacionado com ele.

A Chitta pode ser compreendido como a parte cognitiva nossa e se divide em 3 propriedades fundamentais:

  1. Manas (mente sensorial): parte responsável pela aquisição de input do nosso cérebro. É a parte que se conecta com os sentidos e interage com o mundo físico.
  2. Ahamkara (identidade): Ahamkara é a parte da mente que nos dá a sensação de identidade. Muitas vezes Ahamkara é traduzido como “ego”, mas esse é um termo de aproximação e não define completamente Ahamkara. Eu, meu, seu, nosso, deles, todas essas sensações de propriedade e pertencimento estão no reino de Ahamkara.
  3. Buddhi (intelecto): essa é a propriedade da mente relacionada ao intelecto, inteligência, memória e cognição em geral.

Os estados de consciência no Yoga Nidra

1 – Beta – Estado de Consciência Normal.

2 – Alfa – Estado de Relaxamento Profundo.

3 – Theta – Estado de Meditação e Sono Leve.

4 – Delta – Estado de Sono Profundo e Sem Sonhos.

5 – Gama – Estado de Alto Nível de Percepção.

Os benefícios científicos do Yoga Nidra

Em um momento em que tudo que não é científico tem a tendência a usar a palavra científico para trazer autenticidade, o Yoga Nidra se apresenta como uma prática que foi validada por vários estudos científicos e tem se mostrado uma excelente alternativa para gerenciar a ansiedade e o estresse.

benefícios científicos do Yoga nidra

Sobre as ondas theta cerebrais, os laboratórios do Swami Rama tem mostraro que as Ondas Delta NREM através da prática do Yoga Nidra. Os discípulos do Swami foram capazes de demonstrar ondas delta e theta mesmo com os olhos abertos e conversando[1]

A prática do Yoga Nidra tem sido relacionada com o aumento endógeno de dopamina liberada no estriado ventral do cérebro[2]. Redução do desejo de ação no estado do Yoga Nidra é associado com a diminuição do fluxo sanguíneo nas parte cerebrains relacionadas ao controle das ações, o córtex prefontal, o cerebelo e o subcortex[3]

 A prática regular do Yoga Nidra também reduz tensões generalizadas e ansiedade. Os sintomas de alta ansiedade como dores de cabeça, vertigem, dores no peito, palpitações, sudorese e dores abdominais também foram reduzidas pela prática regular do Yoga Nidra.

Além de todos esses benefícios para a promoção da qualidade de vida, a prática terapêutica do Yoga Nidra também se mostrou eficiente na na redução do Estresse Pós traumático para veteranos de guerra nos Estados Unidos[4]. Esta é mais uma evidência de práticas antigas sendo gradativamente pesquisadas pelos métodos científicos de forma imparcial e aprofundada.

Por fim, a prática do Yoga Nidra tem se mostrado eficaz na redução do estresse e melhoria da auto estima em estudantes universitários[5]

Benefícios espirituais do Yoga Nidra

Como vimos acima, o seus efeitos cientificamente comprovados, entretanto, é importante que nunca percamos de vista que nem toda prática do Yoga tem a intenção de ser totalmente científica. Nem toda pergunta necessariamente tem a resposta na ciência. Tento isso em mente, podemos abrir espaço para os benefícios espirituais que a prática pode trazer para você.

Além da redução da ansiedade, estresse e diversos transtornos psicológicos, o Yoga Nidra também contribui para:

  1. Aumenta o autoconhecimento
  2. Promove paz interior
  3. Tranquilidade de alma
  4. Ajuda a encontrar seu propósito de vida
  5. Te ensina a integrar sua sombra
  6. Conexão com altos estados de consciência

Como praticar Yoga Nidra

A prática do Yoga Nidra é uma prática que pode ser feita por todas as idades em vários estágios da vida.

Normalmente a prática do Yoga Nidra pode ser feita presencialmente com um professor qualificado na prática ou pode ser feita por áudios. Como esta técnica requer somente a atenção as instruções verbais, a prática por áudios gravados produz o mesmo efeito de uma sessão presencial.

Para que sua prática seja segura, é importantíssimo que você faça uma sessão com alguém que você tenha confiança, pois durante a sessão, seu subconsciente fica mais aberto a sugestões. Nesse caso, se você não estiver com alguém tecnicamente habilidoso, você pode receber sugestões na sua mente que não promovam seu enriquecimento espiritual de forma positiva.

  • Sente-se em uma posição confortável ou até mesmo deitado.
  • Recite o OM três vezes
  • Relaxe o corpo e respire profundamente por alguns minutos
  • Faça uma resolução positiva de algo que você gostaria em sua vida
  • Rapidamente vá trazendo a atenção para várias partes do seu corpo
  • Não adormeça
  • Dependendo do objetivo da sessão, siga as instruções individuais da prática
  • Traga sua mente para seu corpo e mente
  • Relaxe profundamente
  • Repita sua resolução positiva
  • Lentamente vá trazendo sua atenção para o ambiente ao redor e mexa o corpo com bastante calma
  • Encerre a prática recitando o OM três vezes

Conheça nosso curso de Yoga Nidra

curso de yoga nidra

Referências:

  1.  Parker, S. (2019). “Training attention for conscious non-REM sleep: The yogic practice of yoga-nidrā and its implications for neuroscience research”. Progress in Brain Research244: 255–272. doi:10.1016/bs.pbr.2018.10.016ISBN9780444642271PMID30732840.
  2. Jump up to:a b Kjaer, Troels W.; Bertelsen, Camilla; Piccini, Paola; Brooks, David; Alving, Jørgen; Lou, Hans C. (2002). “Increased dopamine tone during meditation-induced change of consciousness”. Cognitive Brain Research. 13 (2): 255–259. doi:10.1016/s0926-6410(01)00106-9PMID11958969.
  3. Markil, Nina; Whitehurst, Michael; Jacobs, Patrick L.; Zoeller, Robert F. (2012). “Yoga Nidra Relaxation Increases Heart Rate Variability and is Unaffected by a Prior Bout of Hatha Yoga”. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 18 (10): 953–958. doi:10.1089/acm.2011.0331PMID22866996.
  4. Rivers, Eileen. A Breath of Hope. Washington Post Tuesday, May 6, 2008; Page HE01. https://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2008/05/02/AR2008050203426.html
  5. Dol, Kim Sang (May 2019). “Effects of a yoga nidra on the life stress and self-esteem in university students”. Complementary Therapies in Clinical Practice. 35: 232–236. doi:10.1016/j.ctcp.2019.03.004ISSN1873-6947PMID31003664.